domingo, 3 de março de 2013

Compartilhando Relato de experiência apresentado no Encontro Nacional das Licenciaturas

 O III Encontro Nacional das Licenciaturas e o II Seminário Nacional do Pibid se realizou  nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2012 na Universidade Federal do Maranhão e teve como tema: Desafios Contemporâneos na Educação: Formação de professores e o papel das Instituições de Ensino Superior. Esse evento possibilitou as IES formadoras dos profissionais da Educação Básica debater e analisar a política de formação dos licenciandos com vistas às novas demandas colocadas à escola contemporânea. Essas reflexões  contemplaram os currículos formativos, os processos avaliativos e o papel das licenciaturas nas Universidades e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.  Neste evento eu (juntamente com a co-autores) apresentamos um trabalho na modalidade RELATO  DE EXPERIÊNCIA que teve por título:

TODO MUNDO SABE LER: A MULTIMODALIDADE NOS CONTOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO CONSTRUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Assim, segue o relato para o conhecimento de como as imagens auxiliam no processo de aprendizagem na Educação Infantil. 



TODO MUNDO SABE LER: A MULTIMODALIDADE NOS CONTOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO CONSTRUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Edneide Maria de Lima
Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
Co-autora: Ana Lúcia dos Santos Silva Batista
Docente da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
Co-autora: Edvania Maria de Lima
Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
edvanialima200914@hotmail.com

O presente trabalho tem o objetivo de relatar experiência decorrente dos estudos realizados no Núcleo de Estudos Literários Interdisciplinares (NELI), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e minha experiência como docente na Educação Infantil. O objetivo em relatá-la é contribuir para a reflexão acerca do trabalho com textos multimodais no ensino infantil. Tal estudo tem como foco de pesquisa, uma turma de alunos da Escola Jany Camelo Lima, integrada a Rede Municipal de ensino, situada no sítio Capim, zona rural da cidade de Arapiraca-AL. Alicerçada nos estudos realizados no NELI e em minha prática cotidiana, entendemos que um dos recursos para desenvolvimento das habilidades orais e de escrita entre crianças na educação infantil é a contação de histórias baseada na leitura de imagens. A metodologia de trabalho com a literatura infantil na sala de aula, consiste em levar os alunos a ouvir a história, observar atentamente as imagens, e identificar a relação que as mesmas têm com a história contada pela professora. Dessa forma, os recursos semióticos constituem uma relação dialógica do aluno com o livro, pois o educando consegue recontar oralmente com o texto não-verbal os fatos da narrativa. A experiência de ensino aqui descrita, apesar de singela, demonstra com clareza a necessidade do trabalho com a leitura de imagens em sala de aula, de forma a atuar com a mesma enquanto processo de cognição e interação. O aluno passa a ser um agente no processo de leitura e compreensão extra-linguísticos e realiza, para isso, um processo de construção de hipóteses.

Palavras-Chave: Multimodalidade. Educação Infantil. Processo de aprendizagem.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário