TODO MUNDO SABE LER: A MULTIMODALIDADE NOS CONTOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO CONSTRUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Assim, segue o relato para o conhecimento de como as imagens auxiliam no processo de aprendizagem na Educação Infantil.
TODO MUNDO SABE LER: A MULTIMODALIDADE
NOS CONTOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO CONSTRUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Edneide Maria de Lima
Universidade Estadual de
Alagoas-UNEAL
Co-autora: Ana Lúcia dos Santos
Silva Batista
Docente da Universidade Estadual
de Alagoas-UNEAL
Co-autora: Edvania Maria de Lima
Universidade Estadual de
Alagoas-UNEAL
edvanialima200914@hotmail.com
O presente trabalho tem o
objetivo de relatar experiência decorrente dos estudos
realizados no
Núcleo de Estudos Literários Interdisciplinares (NELI), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e minha experiência como
docente na Educação Infantil. O objetivo em relatá-la é contribuir para a
reflexão acerca do trabalho com textos multimodais no ensino infantil. Tal
estudo tem como foco de pesquisa, uma turma de alunos da Escola Jany Camelo Lima, integrada a Rede Municipal de ensino, situada no sítio Capim, zona rural da cidade de Arapiraca-AL. Alicerçada nos estudos realizados
no NELI e em minha prática cotidiana, entendemos que um dos recursos para
desenvolvimento das habilidades orais e de escrita entre crianças na educação
infantil é a contação de histórias baseada na leitura de imagens. A metodologia de trabalho com a literatura infantil na sala
de aula, consiste em levar os alunos a ouvir a história, observar atentamente as
imagens, e identificar a relação que as mesmas têm com a história contada pela professora.
Dessa forma, os recursos semióticos constituem uma relação dialógica do aluno com
o livro, pois o educando consegue recontar oralmente com o texto
não-verbal os fatos da narrativa. A experiência
de ensino aqui descrita, apesar de singela, demonstra com clareza a necessidade
do trabalho com a leitura de imagens em sala de aula, de forma a atuar com a
mesma enquanto processo de cognição e interação. O aluno passa a ser um agente
no processo de leitura e compreensão extra-linguísticos e realiza, para isso,
um processo de construção de hipóteses.
Palavras-Chave: Multimodalidade. Educação Infantil.
Processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário